quarta-feira, 21 de outubro de 2009

V. Diáspora 1: Exílio | Programa 10 (89’):




fotos:Touki Bouki


Touki Bouki, Djibril Diop-Mambéty, 1973, 89’
Mory, jovem vaqueiro que vem a Dakar para vender seu gado nos abatedouros, encontra Anta, uma estudante revolucionária. Os dois procuram, por todos os meios, dinheiro para partir para Paris. Depois de numerosas peripécias, eles se encontram sobre a ponte de um navio que parte para a França. Mas, no último momento, Mory se recusa a fugir em direção a uma nova miragem.
Com Touki Bouki, seu primeiro longa-metragem, Djbril Diop-Mambéty rompe com os modos de representação clássicos realistas e constrói um road movie onírico sobre a marginalidade dos jovens que tentam encontrar um destino. Frequentemente comparado às obras-primas da Nouvelle Vague, como Pierrot, le fou e AcossadoTouki Bouki é um filme moderno, cujas imagens alucinantes e montagem em espiral exprimem uma escritura fílmica cheia de criatividade e estilo. Ele será citado com frequência pelos cineastas africanos como uma primeira referência. 
Touki Bouki é um filme profético. Seu retrato da sociedade senegalesa de 1973 não é diferente da realidade de nossos dias. Centenas de jovens africanos morrem todos os dias no estreito de Gibraltar, tentando chegar à Europa. Quem nunca ouviu falar dessas histórias antes? Touki Bouki é um filme belo, inquietante e surpreendente, que faz com que nos questionemos.” (Souleymane Cissé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário