quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Programa 37 (108’):

A pequena vendedora de sol, Djibril Diop-Mambéty, 1998, 44’
Há muito tempo, as vendas de jornal nas ruas de Dakar é um trabalho para os garotos. Mas hoje, Sili, uma garota de doze anos, que vive nas ruas e se desloca com a ajuda de muletas, decidiu, depois de ser violentamente empurrada pelos meninos, vender jornais como todo mundo. Este mundinho de vendedores de jornal é impiedoso; ela encontrará a dor, mas também o sonho e a amizade. 
“Em A pequena vendedora de sol, Djibril Diop-Mambéty permanece muito perto da realidade de sua cidade e de seus compatriotas. Recusando as acrobacias da câmera e os efeitos fílmicos, ele constrói uma obra pioneira com este filme de grande simplicidade e de uma maravilhosa poesia”. (Anny Wychank)

Tesouro das lixeiras, Samba Félix N’Diaye, 1989, 64’
Série de cinco documentários mostrando a capacidade dos artesãos em criar obras de arte a partir dos materiais mais simples. Trata-se de um inventário das táticas de sobrevivência que as pessoas simples desenvolvem com poesia e criatividade. Ao documentá-las, Samba Félix N’Diaye, o mais proeminente dos documentaristas africanos, compõe uma bela poética do cotidiano.
“Seu interesse reside tanto nas ações e objetos filmados quanto na maneira como Dakar é representada através da vida cotidiana dos personagens”. (Baya Sékhraoui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário