quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Programa 12 (117’):

Concerto para um exílio, Désiré Écaré, 1967, 42’
Concerto para um exílio é o retrato de quatro tipos de exilados africanos na França. Trata-se de uma certa categoria de africanos migrantes – os estudantes, os intelectuais, os refugiados políticos etc. –, que viveram muitos anos longe da África, e para os quais a reinserção em seus países de origem é muitas vezes difícil. Eles sentem constantemente a necessidade de partir. Mas partir para onde?
“Esta dor que nós todos sentíamos no momento em que a lembrança de nossa situação de exilados nos acordava de uma euforia passageira. Ainda que nós não tivéssemos ilusão sobre a África que nos esperava.” (Désiré Écaré)

A nós dois, França, Désiré Écaré, 1970, 75’
Um africano fantasiado com uma vestimenta de gentleman se autodenomina Tarzã. Ele é casado com uma francesa chamada França.  Sob sua aparência afetada e sua máscara branca, Tarzã sente constantemente vibrar em si o chamado da África. Esta é simbolizada pela sua amante africana. 
Désiré  Écaré nos oferece com esse filme uma dose deliciosa de seu humor delirante, através do qual ele constroi um retrato satírico das relações de amor e de poder entre franceses e africanos. Os personagens e as relações entre seus corpos e a cidade de Paris impregna o filme de uma energia rítmica especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário