quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Programa 13 (90’):

AFRANÇA, Alain Gomis, 2001, 90’
Filmado em vídeo, Afrança conta a história de El Hadj, um estudante africano em Paris. Para ele, voltar ao Senegal para participar do desenvolvimento do país é um dever. Mas este futuro é violentamente posto à prova pela realidade da sua vida na França. 
Afrança é essa contração entre a África e a França, é esse território que não existe, esse mundo mental, mistura de lembranças e esperanças, esses restos da África reconstituídos na França.
 Afrança é também esse “A” de privação, porque finalmente isso não é realmente a França, mas também porque é a França que não se mostra. 
Se me parecia importante que a ficção abordasse os lugares e as populações tão pouco representados no país onde eu nasci, minha vontade profunda era de fazer um filme sobre um Homem. Eu não queria fazer um filme sobre um Negro no país dos Brancos, mas justamente sobre alguém que pudesse dizer: ‘eu estou cansado de ser ‘black’, eu sou senegalês’. Eu estava cansado de ver todos esses africanos retratados quase exclusivamente em uma relação de dependência com o Ocidente, lutando para entrar ou ficar em um país ocidental. Eu queria um personagem que batalha para voltar, como os tantos que eu via.” (Alain Gomis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário